Antigo designer da Apple revela o segredo da beleza dos produtos da Maçã

Mark Kawano, antigo funcionário da Apple que desempenhou funções de Designer Sénior, relevou, em entrevista ao site fastcodesign.com, que o que faz a diferença nos produtos Apple é o facto dos engenheiros pensarem como designers.

Segundo Mark, em vez lutarem por funcionalidades e explicarem aos executivos como estas funcionam, todos os engenheiros são solidários com o que Jony Ive e a sua equipa de design está a tentar criar.

"Todos pensam no design e na experiência do utilizador, não apenas os designers. E é isso que torna o resultado final dos produtos muito melhor", disse.

No entanto, são os engenheiros que limitam o design uma vez que os produtos são para produzir em massa, o que não impede que todos sejam “designers de coração”, diz Mark.

Esta cultura (e para quem leu a biografia de Walter Isaacson não é surpresa) foi implementada por Steve Jobs, que também fazia questão de que as equipas de design fossem pequenas, não com mais de 100 pessoas.

Hoje em dia isto pode já não ser assim uma vez que só com Steve Jobs fazia sentido ter equipas pequenas, pois era ele que tinha a maioria das ideias.