iTip: Como tirar melhores fotos com iPhone em 8 passos

O iPhone só por si já possui uma excelente câmara para tirar as melhores fotos possíveis. No entanto, com estas dicas, elas vão ficar absolutamente “amazing”!


1. Reduzir o tempo que a App Câmara demora a abrir


Por vezes, a melhor foto depende do timing em que é tirada, algo que facilmente podemos perder se demorarmos muito tempo a lançar a App. Assim, a melhor maneira de abrir o aplicativo Câmara é sem dúvida no ecrã de bloqueio, deslizando da direita para a esquerda.

 
 

2. Acabar com as fotos tremidas


Um dos problemas em tirar fotos no iPhone é o facto de termos que fazer alguma força no botão do volume para a foto ser capturada, o que poderá refletir-se numa foto tremida. A solução, para quem não tem um iPhone 6s Plus ou mais recente com estabilizador ótico de imagem, poderá passar por duas alternativas: ou clicando no botão de disparo que se encontra no ecrã o iPhone ou, na minha opinião a melhor alternativa, colocando o temporizador.

Deste modo podemos ajustar a fotografia como queremos e segurar o iPhone firmemente com as 2 mãos, sem termos de nos preocupar com o disparo.


3. Compor as fotos com cuidado


Para compor imagens como um profissional, vá a Definições - Fotografias e Câmara e ative a opção Grelha para dividir o ecrã numa grelha de 3x3. Use a “regra dos terços” para colocar a cena principal da imagem na intersecção das linhas, em vez de no meio do ecrã.

Tenha cuidado para manter a câmara nivelada e não estragar a foto com um horizonte inclinado. Fique atento também para que nenhum objeto pareça estar a “crescer” na cabeça de alguém!


4. O sol é o seu melhor amigo


Certamente que já deve ter reparado que as fotos ao ar livre saem com muito melhor qualidade do que as tiradas no interior de um edifício. Para conseguir a melhor qualidade possível ao ar livre, posicione-se com o sol atrás de si ou sobre um dos seus ombros. Evite fotografar na direção do sol.

Caso esteja dentro de um edifício, posicione-se com as costas para uma janela e, se possível, acenda as luzes.


5. Usar o Flash para realçar detalhes mesmo à luz do dia.


Pode parecer um contrassenso mas se estiver a fazer um retrato à luz do sol, usar o Flash para preenchimento pode ser a arma secreta. Ele fornece uma luz agradável e homogénea sobre a face da pessoa fotografada, preenchendo a maioria das sombras.

O problema é que o flash do iPhone só funciona a uma distância curta, pelo que não espere ver diferenças a não ser que esteja a um metro e meio ou menos de distância do que deseja fotografar.


6. Usar o HDR em vez do Flash


Desde o iPhone 4 que a câmara do iPhone tem o “modo HDR” que combina diversas exposições para criar uma única imagem com uma impressionante quantidade de detalhes e ampla gama de tons e cores. Poderá usá-lo sempre que estiver em situações com pouca iluminação, como um dia nublado ou em uma cena com muitos contrastes entre luz e sombra.

Este modo pode ser ativado diretamente na App Câmara, sendo que no iPhone 5S é ativado automaticamente.


7. Não use o zoom digital


Uma vez que o iPhone não tem um sistema ótico para ampliar imagens como as câmaras compactas ou profissionais, à exceção do iPhone 7 Plus com zoom óptico 2x), é usado um zoom digital, que deixa a imagem com uma aparência suja e destrói os detalhes, sendo ainda mais difícil tirar uma foto estável.

Assim, o melhor mesmo é estarmos o mais perto possível do que queremos fotografar. Se precisarmos mesmo de um “zoom”, então é preferível recortar a foto após a captura.


8. Aumentar a exposição


Além do modo HDR mencionado atrás, podemos aumentar a exposição do iPhone para tirar uma foto com mais luminosidade quando estamos num local com pouca luz.

Para isso, basta tocarmos no ecrã na zona onde se encontra o sujeito principal da foto que irá aparecer uma opção que permite aumentar a exposição da cena.

Depois basta regular deslizando para cima ou para baixo, consoante a nossa preferência!

 

Espero que esta iTip ajude a melhorar as vossas fotos. Se têm mais alguma dica ou sugestão, ou se algumas destas dicas fez toda a diferença, deixem o vosso feedback nos comentários em baixo!