EasyPay – O conceito do sistema de pagamentos móvel da Apple


Criado por Ricardo Del Toro, o EasyPay é um conceito daquilo que poderá ser o sistema de pagamento móvel da Apple e que o próprio Tim Cook já admitiu ser uma área “muito interessante” para a Apple:

Acho que é uma área muito interessante. Temos quase 800 milhões de contas no iTunes e a maioria das pessoas tem cartões de crédito associados. Já temos pessoas que usam o Touch ID para comprar coisas nas nossas lojas, por isso é uma área de interesse para nós. E é uma área na qual ninguém destacou-se ainda. Sei que existem algumas empresas neste segmento, mas você ainda tem uma carteira no seu bolso de trás e eu também, o que provavelmente significa que a solução ainda não foi descoberta.
— Tim Cook, CEO da Apple.

Del Toro criou este conceito inclusivamente com um redesenhado site apple.com.

Segundo ele, “Idealmente, programadores iriam incorporar este sistema nas suas aplicações, possibilitando que pessoas comprem coisas físicas, como por exemplo na Amazon.com. Além das aplicações para iOS, esta funcionalidade também poderia estar disponível na web. A Keychain é um passo na direção certa, mas poderia ser uma experiência muito melhor. No checkout, o cartão deslizaria para cima e, quando o Touch ID reconhecer a impressão digital correta, ele iria iniciar o pagamento através do sistema do iTunes. Outra possibilidade é no retalho. A implementação deste tipo de experiência num ambiente de retalho seria algo mais complexo. Minha ideia para a experiência da transação é: entrar numa loja de café — ou em qualquer ambiente de retalho — e pedir para que a conta seja colocada no EasyPay. O EasyPay enviaria uma notificação para o iPhone em frente ao balcão utilizando a tecnologia iBeacon e, quando o Touch ID autorizar, o sistema de pagamento do iTunes iria dirigir o montante solicitado para o local de retalho.A implementação de retalho é bastante complexa, com uma grande quantidade de infra-estrutura antiga a considerar. Eu acredito que o futuro do telemóvel é pagamentos. Há muito espaço para melhorias nessa área.”

Um excelente conceito de enorme potencial, este poderá ser o próximo “iPhone” da Apple.